INFO
ENG
( 02 Novembro ) 2025

VERSA 360 + Apple Podcasts: 

Repensar a autenticidade da criação e os sistemas que a moldam.

Podcasts, VERSA 360

VERSA 360 é uma plataforma de conexões criativas que investiga novas formas de criar, conectar e coexistir. Parte das conversas e trocas que aconteceram na primeira edição, no Pavilhão da Bienal de São Paulo, agora estão disponíveis no Apple Podcasts.

Em outubro, publicamos uma tríade de conversas que atravessam os campos da arte, do design e da moda, conectando diferentes linguagens sob uma mesma urgência: repensar a autenticidade da criação e os sistemas que a moldam.

Os encontros investigam a vivência cultural como ponto de partida da identidade profissional, a crítica às dinâmicas do mercado e a busca por novas formas de expressão em um cenário criativo em transformação.

Entre arte contemporânea, moda e design, os diálogos revelam trajetórias que reafirmam a criação como gesto político e espiritual; uma prática que resiste à categorização e se ancora na vida, na comunidade e na ancestralidade como motores de futuro.


Primeiros episódios



Nova Arte: Maxwell Alexandre, Nídia Aranha e Ventura Profana mediado por Carollina Lauriano

A Nova Arte reúne Maxwell Alexandre, Nídia Aranha e  Ventura Profana em uma conversa sobre práticas que tensionam a hegemonia da arte ocidental e emergem de territórios insurgentes. Corpo, obra, fé e desejo aparecem como motores de criação e disputa simbólica. Mediação de Carollina Lauriano, curadora e pesquisadora, articulando escuta crítica e contexto histórico.

 

Essências e Explosões: Fabiano Procópio, Lucas D’Ascensão e Puritana por Tég

Fabiano Procópio (Namibia Chroma), Lucas D’Ascensão (And Walsh) e Puritana se encontram para discutir como novas sensibilidades, suportes e poéticas visuais projetam e refletem os tempos atuais. O diálogo aborda a relação entre design, identidade e mercado, explorando como a atitude brasileira se manifesta no discurso cultural contemporâneo e nas dinâmicas entre Brasil e mundo.

Papo com curadoria da Tég e mediação de Guilherme Garofalo.

Moda, Rua e Comunidade: Ana Clara Watanabe, Bruno Luciano, Egho, Tauana Sofia e Uriel Caetano

Ana Clara Watanabe, Bruno Luciano, Egho, Tauana Sofia e Uriel Caetano  se reúnem para discutir como a cultura de rua brasileira se manifesta como linguagem estética e força criativa global. O encontro aborda as relações entre arte, moda e comunidade, e como expressões nascidas em contextos coletivos se reconfiguram ao serem incorporadas por circuitos institucionais e comerciais.





Tég Arena - Poltronas Pão de Açucar por Rodrigo Ohtake
360 Arena - Mesa Solaris por Leo Lague, Cadeira Canto e Cadeira A2 por Luiz Solano

Vídeos por Hugo Takemoto com edição de Filipe Krug
Fotos por Tiago Zani


( Work ) 2025

Milão


Direção criativa, conexões

Em abril de 2025, realizamos um projeto que conectou nossos clientes Maqstone e Leo Lague em uma instalação apresentada durante a Semana de Design de Milão, no espaço Alcova. A proposta materializou a convergência entre criação, matéria e contexto — uma construção conjunta que reafirma nosso modo de pensar experiências de alto valor cultural para marcas, com o propósito de valorizar materiais, indústria e o design brasileiro.

Com estratégia, direção criativa, cenografia, design gráfico e produção executiva da VERSA, transportamos 15 toneladas de pedra-sabão para Milão em uma instalação que recebeu destaque em veículos como L’Officiel, Casa Vogue, Elle Decor Italia, Architecture Hunter, Corriere della Sera, Dezeen, Sight Unseen e Est Living.
    Time After Time apresenta um território em que as peças de pedra-sabão se organizam como um campo de forças. Formas arquetípicas; pirâmides, monólitos, colunas, dialogam entre si, instaurando tensões, deslocamentos e ressonâncias.

A ocasião marcou também o lançamento da VERSA 360, plataforma de conexões criativas que investiga novas formas de criar, conectar e coexistir.






Direção criativa
Design Gráfico
Design Experiência
Copywriting
Comunicação
Fotografia
Edição de vídeo

Gabriel Brugnara
Fernanda Liba, Thiago Simbol
Gabriel Brugnara e Joana Andrade
Lucas Tavares
Raphael Miranda
Hugo Takemoto, Alexandre Ribeiro e João Rubio
Filipe Krug
( 02 Novembro ) 2025

Tudo continua sendo Arquitetura

Abordagem


“O arquiteto deve ser versado em todas as artes e ciências, porque não pode haver conhecimento sólido em uma só parte se não for sustentado pelo todo. Assim como o corpo não está completo sem a harmonia dos membros, também a obra não se sustenta sem o conjunto dos saberes.” — adaptado Vitruvius
(século I a.C.)


No mundo clássico, o arquiteto era quem pensava a estrutura do todo, de cidades a sistemas de governo. Na Grécia e em Roma antiga, o arquiteto era um estrategista do espaço, do tempo e da vida coletiva. Alguém que reunia matemática, filosofia, estética e engenharia em um único gesto de criação. 
Os princípios de utilidade, solidez e beleza, formulados por Vitruvius, sustentam essa visão ampla e integradora, pautada nas proporções humanas como fundamento. Essa perspectiva foi retomada no Renascimento, mas, com a industrialização, o papel do arquiteto se transformou. O modernismo consolidou uma prática voltada a edificações e cidades.

Movimentos como o radical italiano, o austríaco e o inglês reabriram o debate. Em 1968, Hans Hollein, em seu manifesto, apresentou a arquitetura como meio de comunicação; marca, símbolo, expressão. “A determinação e o estabelecimento do espaço, do ambiente e o condicionamento de um estado psicológico.”

No Brasil, Lina Bo Bardi já explorava há décadas essa amplitude entre arquitetura e expografia, reinterpretando o campo a partir de diferentes usos e disciplinas, buscando trazer luz à arte e à cultura popular brasileira.

Hoje, com a tecnologia aplicada a múltiplos contextos, a arquitetura volta a se transformar: torna-se novamente a arte de organizar princípios. Também vemos, cada vez mais, arquitetos atuando em diferentes disciplinas. Aqui mesmo na VERSA, parte do nosso núcleo criativo nasceu na Escola da Cidade, experimentando em áreas que vão do design à fotografia.
Desde 2019, a VERSA nasceu com o princípio de explorar a arquitetura para além do papel milimetrado. Começamos como laboratório criativo, que se desdobrou em festa, exposição, ferramenta de transformação cultural e agência. Em diferentes cenários, exploramos um pensamento sistêmico aplicado a partir de uma visão interconectada entre pessoas, fazeres e visões.

Essa abordagem orienta nossa construção de direção criativa, branding, estratégias e experiências para marcas, além de nossos projetos proprietários como a VERSA 360 e a consultoria VERSA Creative Circle, voltada a criativos e negócios da criatividade.

Buscamos propor uma nova leitura para o campo da arquitetura, para além do convencional, entendendo-a como um sistema a serviço de algo maior, que só pode ser construído a partir da inteligência coletiva.

Tudo continua sendo arquitetura.












Create to empowerMata Atlântica, São Paulo, Brasil

Contato

Faça parte

Newsletter
@versa.versa.versa
Linkedin
Apple Podcasts